Publicado em 20/07/2021

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jota Ramalho lança novo single e fala sobre redes sociais versus vida real

É difícil encontrar alguém que não use nenhuma rede social em pleno ano de 2021, seja para se informar, entreter, se comunicar e até mesmo se orientar. Com o boom das redes sociais também surgiram as mais diversas personalidades da internet, muitos deles conhecidos como influencers. Essas pessoas são personagens conhecidos e celebrados por seus milhões de seguidores todos os dias nas telas dos smartphones, onde a realidade e o virtual se confundem e se perdem muitas vezes. Mas, até onde essa realidade virtual é verdadeira? Essa é uma das reflexões que o cantor, compositor e pastor da IEQ Sede de Ipatinga, Jota Ramalho, faz em seu novo single Personagem.

Com uma letra bem elaborada, a canção no estilo R&B usa de palavras e expressões da atualidade e, seu conteúdo é tão impactante que merece ser ouvida amplamente, principalmente pela chamada "geração Z", composta por pessoas nascidas, entre a segunda metade da década de 1990 até o início do ano de 2010, marcadas por sua íntima relação com a tecnologia e com o meio digital.

 

O que te inspirou a fazer a canção Personagem?

Antes de qualquer coisa o meu amor pelo Senhor, pelo meu chamado, pela responsabilidade de passar algo concreto para essa geração. Como eu convivo muito com jovens e adolescentes eu pedia ao Espírito Santo em minhas orações ferramentas objetivas para alcançar estas pessoas. O mundo cibernético é muito jovem e essa geração, a “geração Z” é muito conectada, então, qual é a forma mais fácil de falar com a geração que vive conectada? Usando termos dessa área, desse ambiente cibernético, então quando eu escrevi Personagem foi com objetivo de alcançar essas pessoas que tem uma vida espiritual rasa mais que são muito profundas em suas raízes cibernéticas.

Você acredita que o comportamento superficial de muitos nas redes sociais pode afetar negativamente a vida de quem consome esse tipo de conteúdo?

Com dúvida porque a superficialidade nada mais é do que a omissão daquilo que é profundo e isso é ser superficial. Quando eu sou superficial eu não quero mostrar as minhas raízes, o meu interior e, na grande maioria, o que está oculto são as dores e ninguém quer expor suas dores ou problemas, então eu tenho dois problemas; o da dor do problema que eu estou passando e o de não poder expor o meu problema, então eu não vou ter como cura-lo.

Hoje em dia não só os jovens estão influenciando na internet, vemos inúmeros exemplos de idosos e crianças que fazem muito sucesso nas redes sociais. Você acha que a mensagem de Personagem é válida para todas as idades?

É válida e necessária. Salomão nos instruiu a ouvir os mais velhos. Todo aquele que carrega um grande conteúdo tem maior capacidade de ensinar. Agora eu vejo um perigo em uma criança cujo um foco central de sua vida seja internet, porque ela pode deixar de viver experiências e situações fora desse ambiente cibernético que é extrema  necessidade para o seu desenvolvimento de caráter, sua saúde física e emocional. Criança precisa ser criança.

Existe um segredo para estarmos no mundo virtual e ao mesmo tempo não sermos levados por esta “onda”?

O apostolo Paulo vai dizer em romanos 11:36: “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente”. Eu acredito que quando Deus pensou no mundo virtual, no mundo cibernético, Ele pensou na propagação da palavra da verdade então, eu não posso me fazer omisso e viver uma vida pré-histórica “fazendo fogo com graveto”, mas eu também não posso estar inserido em um conteúdo que não agrada o Senhor. Para mim o grande segredo é saber quem eu sou e qual é o meu propósito. Acho que a chave de tudo é saber o meu propósito, se eu não tenho um propósito baseado nos princípios de Deus eu provavelmente corro um risco muito grande de se pego por ‘esta onda’.

Para você é possível usar as redes sociais de forma positiva?

Com certeza, inclusive não é só possível, mas necessário! As redes sociais são ambientes dificílimos de serem conquistados, mas, quando se é, existem grandes chances de se arrebatar ali um rebanho muito precioso para o Senhor.

Você acredita que ao mesmo tempo em que muitos buscam viver uma vida de aparências nas redes sociais, já exista um movimento de pessoas que querem caminhar na contramão disso?

Claro, e é isso que a música nos desperta, é a mensagem de que a realidade também é saudável. Tiago começa a sua carta dizendo: “Quando você estiver em provações tenham grande gozo, tenham grande alegria” e, gozo é um dos gomos do Fruto do Espírito, então ter alegria mesmo quando eu estiver em provação é uma indicação da Bíblia de que também existe um propósito na dor e, que talvez quando eu posto algo que me dói, quando posto uma situação difícil, ou peço oração por alguém que esta precisando, quando eu compartilho um protesto, por exemplo, também estou acrescentando na vida das pessoas. Se eu ficar nas redes sociais só postando “férias em Cancun e almoço com lagosta” o que eu realmente vou acrescentar na vida das pessoas? Então, eu acredito que Deus tem levantado pessoas maduras que estão nas redes sociais para impactar e mudar esta realidade.

Personagem é uma canção muito emblemática porque toca em uma ferida da nossa sociedade, que é a vida virtual recebendo mais atenção do que a realidade. Qual a mensagem que você quis passar com esta música?

O objetivo principal desta canção foi apresentar a pessoa de Cristo no Calvário, a cena do calvário, a crucificação e o espetáculo sobrenatural da redenção que mudou toda a nossa história. Como pano de fundo eu usei uma guerra que tem acontecido com essa geração que é a Guerra das aparências e das identidades, mais objetivo com certeza foi apresentar Jesus Cristo.

Afinal, Personagem é uma canção ou um alerta?

É uma canção que alerta, é um alerta musical. 


Personagem foi escrita, produzida e mixada pelo próprio Jota Ramalho. 

 

Sobre o cantor


   Jota Ramalho é mineiro, natural da cidade de Ipatinga, onde é pastor auxiliar na Igreja do Evangelho Quadrangular Sede, e também coordenador o departamento de artes de das Igrejas Quadrangulares da região do Vale do Aço e Caratinga. É radialista na rádio 101,5 FM e sua bagagem artística e musical o destaca no meio gospel.

Casado com Susi e pai do pequeno Benjamim, Jota traz em seu histórico dois pontos referenciais: sua participação como vocalista no grupo Diante do Trono e, os 13 anos pós DT quando se afastou dos caminhos do Senhor Jesus se envolvendo com vícios, tráfico, prostituição e pluralidade sexual. História que teve seu fim em março de 2014 quando o se reconciliou com Cristo. Na ocasião, Jota contou com o suporte e apoio de amigos relevantes como as cantoras e amigas Nívea Soares e Eiane Silva, o pastor Paulo Bengtson, o profeta Joel Engel (que Jota honrosamente denomina de seu "ativador profético") e de seus pastores Márcia Perozini e Fernando Castro.

Depois dos dois álbuns lançados, Novo Antigo Amor e Cristo o Centro (que traz a canção Reino escrita pelo Pr. Lucas da MK Music), Jota surpreende com Personagem uma música emblemática e bastante atual que traz uma reflexão profunda. A canção está disponível em todas as plataformas digitais e o videoclipe disponível em seu canal oficial no Youtube: youtube.com/c/JotaRamalhoOficial



Michelle Leal