Publicado em 20/04/2023

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inclusão Experience reúne pais atípicos, especialistas e líderes da IEQ para discutir autismo e práticas de inclusão nas igrejas do estado de Minas Gerais

Aconteceu no último sábado, dia 15 de abril, na IEQ Primeiro de Maio, em Belo Horizonte o evento estadual Inclusão Experience - Autismo, com o objetivo de conscientizar, treinar e estimular práticas de inclusão nas igrejas Quadrangulares do estado, com destaque para o tema do autismo. A Coordenadora Estadual de Inclusão e Acessibilidade de Minas Gerais, Pra. Cristina Galvão, liderou o evento que contou com a presença de aproximadamente 320 pessoas; entre pastores, líderes de inclusão, familiares, pais e mães atípicas e pessoas interessadas em levar o trabalho de inclusão para suas igrejas e regiões.

 

Foi um dia repleto de aprendizado e troca de informações. A Dra. Lorena Filocre, clinica generalista, terapeuta ocupacional, especialista TO e em desenvolvimento infantil e membra da IEQ Primeiro de Maio, abordou em sua palestra o tema: Conhecendo e desmistificando o transtorno do espectro do autismo (TEA). A especialista destacou que o autismo não é uma doença, mas um transtorno global do desenvolvimento e que a partir de um diagnóstico precoce e tratamentos adequados, é possível estimular, melhorar a qualidade de vida e desenvolver capacidades social e de comunicação do autista.

 

A anfitriã do evento, Pra. Cristina Galvão, psicanalista, graduanda em educação especial e inclusiva, Coordenadora Estadual de Inclusão e Acessibilidade e pastora da IEQ Primeiro de maio, ministrou uma palavra poderosa sobre o tema: Metanoia, enfatizando a importância de alcançar todas as igrejas do estado com a visão urgente da inclusão, já que apenas 2% das 17,3 milhões de pessoas com deficiência no Brasil estão nas igrejas e conhecem Jesus.

 

Já a pastora infantil, pedagoga, Coordenadora Regional e Distrital de Inclusão e Acessibilidade do Distrito 2 e mãe do Paulo, que é autista, Gabriela Paixão, falou sobre o tema: Inclusão na prática, uma história e construção, ressaltando que ser diferente é normal e que todos temos habilidades e limitações. “O que a pessoa com deficiência precisa é que a igreja dê suporte em suas limitações e invista em suas habilidades”.

 

Além das preleções, o evento também contou com uma roda de conversa com casais pais de autistas que compartilharam suas experiências e sonhos para seus filhos. Um dos momentos mais emocionantes do evento foi o bate-papo com a primeira pastora autista que irá passar pela 47ª Convenção Estadual de Pastores de Minas Gerais, Rebeca Rosa, que falou sobre seus desafios diários, o apoio do ITQ, da igreja e sobre como seu chamado e ministério tem ardido em seu coração.

 

O Inclusão Experience foi uma oportunidade para pastores e líderes refletirem sobre a importância da inclusão nas igrejas e aprenderem práticas para tornar as igrejas mais acessíveis e acolhedoras para pessoas com deficiência, em especial, aqueles que são diagnosticados com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).


Conheça a Coordenadoria Nacional de Inclusão e Acessibilidade

Oficializada em dezembro de 2020 a Coordenadoria Nacional de Inclusão e Acessibilidade; Suficientes em Deus, vem desenvolvendo, dentro da IEQ, um extenso trabalho de inclusão social de pessoas com deficiência (PCD) por todo o Brasil desde 2017. Seu objetivo é apresentar ao corpo eclesiástico a relevância da inclusão das pessoas com deficiência no aspecto relacional, de intimidade com Deus e na doutrina da igreja em relação às barreiras atitudinais, conceituais, comunicacionais, sociais e arquitetônicas.

Você líder, sabia que no Manual da Coordenadoria Nacional de Inclusão e Acessibilidade você encontra informações e orientações para o trabalho de inclusão com o Autismo e outras deficiências? Acesse aqui todos os materiais. 

 Seja bem-vindo à família Suficiente em Deus!

Michelle Leal