Publicado em 27/04/2023

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Igreja do Evangelho Quadrangular promove e apoia ações por todo o Brasil no ABRIL AZUL - Mês de Conscientização sobre o Autismo

Igreja do Evangelho Quadrangular, é uma igreja inclusiva que ama e trabalha para que o Evangelho seja acessível a todos e, não foi diferente neste mês de abril. Nossa igreja se mobilizou, de norte a sul, para promover e apoiar o movimento Abril Azul – Mês de Conscientização sobre o Autismo. O abril azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits nas interações sociais, na comunicação social e por padrões de comportamento restritos e repetitivos.

 

Foram realizadas várias ações em nossas igrejas pelo país, com finalidade conscientizar, informar e incluir com empatia e respeito nossos irmãos autistas e seus familiares. Essas ações, contribuíram para que a comunidade azul da IEQ construísse laços de amor e irmandade, pois, pertencem ao corpo de Cristo, e todos deve ter a oportunidade de protagonizar seus talentos e dons para realizar a Obra de Deus.

 

 

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

 

Segundo as diretrizes do DSM-5 (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders ou Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), os critérios para o diagnóstico do TEA foram divididos em dois grandes grupos: Déficits persistentes na comunicação e na interação social verbal e não verbal em múltiplos contextos; Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

 

As pessoas autistas podem apresentar três níveis de suporte necessário para o desenvolvimento do maior nível de autonomia possível ao longo da vida: Nível 1 (Pouco ou nenhum suporte); Nível 2 (Suporte substancial) e Nível 3 (Suporte muito substancial).  Portanto, é necessário compreender que cada pessoa com TEA é única, com necessidades de suporte que se alteram durante o seu desenvolvimento.

 

A prevalência do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), ocorre de 1 em cada 36 crianças e acontece em todos os grupos raciais, étnicos e socioeconômicos. Comumente desenvolve-se mais entre meninos (4 vezes), do que entre as meninas. O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade.

 

Dados científicos revelam que 1 em cada 6 (17%) crianças de 3 a 17 anos foram diagnosticadas com deficiência de desenvolvimento, conforme relatado pelos pais, durante o período de estudo de 2009-2017. Além do autismo, também foram diagnosticados o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, cegueira, paralisia cerebral, entre outras deficiências.

 

Ações da IEQ pelo Brasil

 

No domingo, dia 2 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Coordenadoria Nacional de Inclusão e Acessibilidade - Suficientes em Deus, realizou, no seu Instagram oficial, uma live direcionada a toda IEQ sobre o autismo, sendo seu tema central: “Respeito, Empatia e Amor”. Participaram a Coordenadora Nacional de Inclusão e Acessibilidade da IEQ, Liriane Costa Luiz, o 1º pastor com paralisia cerebral da IEQ do Brasil, Bernard Larski, representando as pessoas autistas do ministério, o jovem Henrique Armstrong, acompanhado de seu cão de suporte e controle emocional e a líder de inclusão da IEQ Piraquara, Santa Catarina, Telma Mafra juntamente com seu filho autista, o pequeno Isaque. Foi um momento repleto de conhecimento e amor.

 

Já na terça-feira, dia 4, foi ao ar um episódio especial sobre Conscientização do Autismo no podcast da Igreja do Evangelho Quadrangular, no YouTube, “Paz seja Convosco”. Os apresentadores Pra. Débora Pereira e Alexandre Zaranello conduziram um bate-papo com um conteúdo muito edificante, repleto de informações e testemunhos da Michelle Lira, mãe do Davi, Caio e João. O Caio é autista e também participou do episódio, trazendo sua perspectiva sobre o tema: "todo mundo é diferente". 

 

Em Belo Horizonte, foi realizado, no sábado, dia 15 de abril, na IEQ Primeiro de Maio, o evento Inclusão Experience - Autismo, com o objetivo de conscientizar, treinar e estimular práticas de inclusão de autistas nas igrejas do estado. Já na IEQ Governador Valadares, no mesmo dia, foi promovido um treinamento de inclusão sobre Autismo e acolhimento de pais e mães atípicos. Muitas ações e eventos foram realizados nas nossas igrejas por todo o Brasil, isso tudo com o intuito de tornar a IEQ cada vez mais inclusiva. Participaram deste movimento pastores, líderes de inclusão, familiares, pais e mães atípicos e pessoas interessadas em levar o trabalho de inclusão para suas igrejas e regiões. “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim”. 2 Coríntios 12:9.

 

TEA&IEQ -  O amor prevalece antes, depois e durante o diagnóstico

 

A Coordenadora Nacional de Inclusão e Acessibilidade da IEQ, Liriane Costa Luiz, juntamente com toda a sua equipe de coordenadores estaduais, regionais e locais tem trabalhado incansavelmente pela inclusão nas IEQs do país e ela faz uma reflexão muito importante a cerca do assunto. “O autista não está endemoniado e não necessita de libertação espiritual, pois, o autista é filho amado do Senhor, com direitos de cidadãos dos céus, em igualdade com todos os irmãos do corpo de Cristo! Gratidão por este mês do autismo, e por todo apoio e investimento dos nossos líderes nacionais, Rev. Mario de Oliveira, Pra. Bianca de Oliveira, e Pr. Erivelton Tavares. A família Suficiente em Deus honra vossas vidas”. Ela ainda finalizou com um recado muito especial. “Autistas e famílias, estamos juntos, contem com nosso apoio, acolhimento e amor fraterno”, finalizou.

 

Conheça a Coordenadoria Nacional de Inclusão e Acessibilidade

 

Oficializada em dezembro de 2020 a Coordenadoria Nacional de Inclusão e Acessibilidade; Suficientes em Deus, vem desenvolvendo, dentro da IEQ, um extenso trabalho de inclusão social de pessoas com deficiência (PCD) por todo o Brasil desde 2017. Seu objetivo é apresentar ao corpo eclesiástico a relevância da inclusão das pessoas com deficiência no aspecto relacional, de intimidade com Deus e na doutrina da igreja em relação às barreiras atitudinais, conceituais, comunicacionais, sociais e arquitetônicas.

 

Você líder, sabia que no Manual da Coordenadoria Nacional de Inclusão e Acessibilidade você encontra informações e orientações para o trabalho de inclusão com o Autismo e outras deficiências? Acesse aqui todo o material.

 

 Seja bem-vindo à família Suficiente em Deus!

Michelle Leal