Publicado em 06/12/2023

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 50mil pessoas participam de evento histórico em celebração aos 50 anos de fundação da Igreja do Evangelho Quadrangular do estado do Pará

No sábado, dia 25 de novembro, o Estádio do Mangueirão, em Belém do Pará, foi palco de uma emocionante celebração: o Jubileu de Ouro da IEQ Pará, que marcou os 50 anos de fundação da Igreja no estado. O evento reuniu 55mil pessoas, entre pastores, líderes, autoridades políticas e membros da IEQ em geral, transformando o estádio em um cenário de fé e gratidão.

A coordenação do evento ficou a cargo do Pr. Paulo Bengtson, em colaboração com o CED-PA e uma dedicada equipe de pastores, que garantiu o sucesso da celebração. Sua transmissão online, foi realizada de forma simultânea no canal oficial da Quadrangular Pará no YouTube, o que ampliou o alcance do Jubileu, proporcionando que todas os membros da IEQ espalhados pelo estado pudessem participar juntos deste momento histórico. 

O evento foi marcado por grandes momentos de louvor e adoração. Um grandioso conjunto de ministros de louvor, provenientes de diversas igrejas do Pará, uniu-se sob a liderança do Pr. Marcos Bengtson. O ápice da celebração ocorreu durante um bloco dedicado aos corinhos antigos, trazendo uma atmosfera de muita emoção e nostalgia. Para abrilhantar ainda mais o momento, mais de 1.600 dançarinos, vestidos nas cores da IEQ, elevaram o louvor a um novo patamar, coreografando as musicas maneira impactante.

Emoção e nostalgia

Dentre momentos mais marcantes incluíram a entrada simbólica do Rev. Josué Bengtson, Presidente do CED-PA no estádio a bordo de um fusca, recriando sua chegada ao estado há 50 anos. A emoção tomou conta de todo o estádio e os presentes vibraram com a representação. O presidente da IEQ do estado também ministrou a mensagem principal do evento. Em suas palavras, o líder estadual e pastor pioneiro na abertura de obras da IEQ no Brasil, relembrou a jornada da IEQ no Pará e inspirou os presentes com o seu testemunho de coragem, fé e comprometimento com a obra de Deus.

Estiveram presentes no evento o Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Chicão, o Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e o Prefeito de Ananindeua, segundo maior município do Pará, Daniel Barbosa Santos. A ocasião também testemunhou um momento histórico com a sanção do PLL 138, que nomeia uma importante avenida do município como "Avenida Quadrangular".

Também estiveram presente na celebração outras autoridades politicas como vice-prefeitos, deputados e vereadores de diversos municípios, além de representantes de outras denominações evangélicas. O Jubileu de Ouro da IEQ Pará foi um sucesso para a glória de Deus e será lembrado como uma celebração rica em simbolismo e participação. Este evento sem dúvidas, ficará marcado não apenas na história da IEQ do estado do Pará, mas para toda a IEQ Brasil.

História da IEQ Pará

A história da Igreja Quadrangular no Pará começou no dia 15 de outubro de 1973, quando o seu fundador, o missionário Josué Bengtson, chegou em Belém. Era bem jovem, mas já tinha um grande ministério. Antes de chegar ao nosso estado, ele abriu igrejas nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e na Bahia, onde foi o pioneiro.

Logo nos primeiros dias na capital paraense, o pastor Josué começou o evangelismo pelo rádio. Primeiro na Guajará AM e, logo depois, na Rádio Clube. Pelas ondas do rádio, ele conseguia chegar em todos os municípios do Pará, e assim começou a ficar conhecido pela “Prece Poderosa”.  Além de abençoar a vida dos ouvintes e espalhar a semente da Salvação, ele também propagava a obra que pretendia implantar.

O primeiro culto aconteceu em menos de um mês, em um galpão alugado na travessa Benjamin Cons­tant, com a participação de aproximadamente 200 pessoas. O dia era 20 de novembro, e essa data ficou marcada como o início da IEQ no nosso estado.  Nas reuniões realizadas naquele lugar, pessoas foram libertas e maldições quebradas. Enfermos foram curados e milhares de vidas transformadas pelo poder da fé no nome de Jesus. As notícias se espalhavam e, a cada dia que passava, o número de frequentadores aumentava.

Sempre sob o lema “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e será eternamente”, a Quadrangular no Pará chega ao seu Jubileu de Ouro com mais de 3.200 templos e congregações no estado e aproximadamente 330.000 membros e frequentadores. Podemos dizer, com orgulho, que em cada município paraense tremula a bandeira quadrangular. Isso porque os seus mais de 4.200 pastores e obreiros são comprometidos com o Ide de Jesus. Confira as fotos de @lucasqueirozfotografia para o Jubileu de Ouro da IEQ Pará.



Michelle Leal