Publicado em 10/08/2016

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Público ainda sofre com transporte na saída dos jogos olímpicos do Rio

Falta informações sobre os BRTs Especiais, que substituem o metrô. Moradores da Zona Oeste não tinham como voltar para casa.


O Bom Dia Rio voltou a fazer um teste nos transportes na madrugada desta quarta-feira (10) para ver se o esquema especial estava realmente funcionando. O teste foi na saída do Maracanãzinho, no Maracanã, na Zona Norte, após o jogo de vôlei. O problema maior foi verificado para quem estava querendo voltar para a Zona Oeste. Torcedores reclamaram da falta de informações.

Já passava da meia-noite, quando o público que assistia a partida do vôlei começou a deixar o ginásio. Quem optou pelo transporte público teve de pegar o metrô na estação São Francisco Xavier, que ficou lotada. As composições chegavam até a estação General Osório.

Mas quem precisava ir para a Barra da Tijuca, por exemplo, depois da 1h, não teve a Linha 4 e teve de seguir em BRTs especiais.

“A informação que a gente tinha é de que até 1h30 estaria aberto. Mas a gente chegou aqui já estava fechado”, disse o torcedor Eric Simões.

“Todo mundo diz que é para usar o transporte público. Acaba o jogo no Maracanãzinho e a gente é abandonada. Nem sei onde a gente está”, reclamou a torcedora Márcia Peixoto.

Por causa da falta de informações, uma torcedora que veio do Rio Grande do Sul já não sabe mais se vai ao jogo desta quarta-feira. “Eu iria sozinha ver o basquete. Mas não me sinto segura de ir sozinha, sem saber que horas o transporte vai fechar e como vou fazer para chegar até a Barra”, disse Luciana Lucas.

Outra torcedora, Gildete Bezerra, não sabia como fazer para voltar para Bangu, na Zona Oeste. A Linha 2 do metrô não teve horário estendido e fechou à meia-noite. Lívia Matos, que trabalha como caixa, mora em Coelho Neto, na Zona Norte e se o metrô, não tinha como voltar para casa.

“Até 1h tem metrô para Zona Sul e para Barra por que não tem para a Zona Norte? Por que o pessoal da Zona Norte não veio ver jogo?”, indagou a caixa que teve de pesquisar linhas de ônibus que a deixassem no caminho de casa.

A SuperVia disse que aumentou o número de viagens nos ramais Japeri e Santa Cruz depois dos jogos de vôlei no Maracanãzinho. E que o público está sendo avisado pelo sistema de áudio das estações e pelas redes sociais da empresa.

Já o Metrô Rio explicou que fechou a Linha 2 no horário planejado, ou seja, a meia-noite. E que essa informação foi divulgada nos avisos sonoros nos trens.

http://g1.globo.com/