Publicado em 24/08/2016
Após Jogos, Rio retoma etapas de 3 obras de mobilidade
Cronograma inclui Transbrasil, extensão do metrô Gávea e 2ª etapa do VLT. Prefeitura libera para público BRTs Transolímpica e trecho da Transoeste.
Estação da Linha 4 no Jardim de Alah
Ao final da
Olimpíada, o Rio começa a fazer a contabilizar o que fica de herança para a
população. Após enfrentar durante anos os canteiros de obras, o carioca vive
agora a expectativa de desfrutar as melhorias, principalmente na área de
mobilidade.
Apesar de
entregas parciais de transportes, outras etapas ainda estão por vir: a expansão
da linha 4 do metrô até a Gávea, o quarto corredor do BRT, o Transbrasil,
e a conclusão das obras do VLT – entre a Central do Brasil e a Praça 15.
Confira
a atualização do andamento das obras de mobilidade na cidade:
BRT
Transbrasil - O projeto
está com 50% concluído, segundo informações da Secretaria Municipal de Obras do
Rio. As obras foram suspensas para a realização da Olimpíada e da Paralimpíada
e serão retomadas no dia 5 de setembro.
Este é o quarto corredor de ônibus do
Rio. Serão 32 quilômetros de pistas, com quatro terminais (Deodoro, Margarida,
Missões e Centro), 28 estações e 15 passarelas. A expectativa é de que sejam
atendidos 900 mil passageiros por dia.
Na terça-feira
(23), foi aberto ao público a Transolímpica, que antes funcionou para
deslocamento do público da Olimpíada. Outros dois corredores BRT, o
Transcarioca e o Transoeste, já estavam em operação.
BRT Transcarioca liga a Barra da Tijuca ao Aeroporto do Galeão
Linha
4 do metrô - o próximo
passo é a conclusão da estação Gávea, da recém-inaugurada Linha 4. A obra da
estação parou na metade devido a mudanças no projeto inicial e ficou de fora da
inauguração da linha para a Olimpíada. A estação só deverá ser inaugurada em
2018.
A Linha 4, que
liga Ipanema à Barra da Tijuca, teve inauguração no dia 30 de junho, mas a
população ainda não pode utilizá-la. Desde 1º de agosto, somente quem
tinha bilhete para assistir aos Jogos Olímpicos, voluntários e credenciados
para a Olimpíada pode viajar por ela.
Entre 23 de agosto e 6 de setembro a Linha
4 ficará fechada para ajustes. Ela reabre entre os dias 7 e 18 de setembro,
durante os Jogos Paralímpicos, somente para o público do evento trecho
funcionará em um esquema especial . Só a partir do dia 19 de setembro o
metrô começa a ser usado por todo o público, em horário especial, que ainda
será divulgado.
Com 16
quilômetros de extensão, a linha 4 deverá transportar, em média, mais de 300
mil pessoas por dia quando estiver com operação total.
Visão geral de uma das etapas da implosão do Elevado da Perimetral
VLT
- De acordo com a Companhia
de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio (Cdurp), a segunda etapa de
implantação do VLT está prevista para ser entregue no segundo semestre.
Levantamento aponta que mais de 90% das obras estão concluídas. As paradas
entre Saara - Praça 15 já estão em obras de implantação. Até o momento, foram
instalados mais de seis mil metros de trilhos. Segundo a Cdurp, a terceira
etapa, trecho entre a Central e a Marechal Floriano, ficará pronta em 2018.
Esses trechos fazem a ligação entre a Central do Brasil e a Praça 15.
As obras estão
paradas por causa da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e serão
retomadas após o encerramento da Paralimpíada. Esse segundo trecho vai ligar a
Central do Brasil à Praça XV.
A primeira etapa
do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi inaugurada no dia 5 de junho, dois
meses antes da Olimpíada. São 18 km entre a Rodoviária e o Aeroporto Santos
Dumont.
Junto, a cidade
também recebeu uma nova Avenida Rio Branco e um novo Passeio Público. De acordo
com a companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio (Cdurp).
No VLT, foram
transportados 721.703 passageiros entre os dias 5 e 20 de agosto, durante a
Olimpíada. Segundo a prefeitura, foram realizadas 3.306 viagens entre os dias 5
e 21, no trecho entre Rodoviária e Santos Dumont.
Após queda da Perimetral Praça Mauá foi revitalizada
Novas
ligações viárias
Ainda no Centro, também houve avanços no
sistema viário com construção de
túneis. Um deles, o túnel Rio 450, faz a ligação da Rua Primeiro de Março até a
Via Binário do Porto. A via subterrânea com 1,5 km de extensão é uma das
principais obras do novo sistema viário na Região Portuária.
Além deles, o túnel Nina Rabha, com 80 metros em dois sentidos com passagem do VLT, sob o Morro da Saúde e o túnel Ferroviário, sob o Morro da Providência com 318 metros, será exclusivo para a segunda etapa do VLT. Já o túnel prefeito Marcello Alencar, com 3,4 km, liga a Avenida Brasil e a Ponte Rio-Niterói, duas das principais vias da cidade, ao Parque do Flamengo, passando pela Avenida Rodrigues Alves, agora liberada da Perimetral.