Publicado em 20/08/2021

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Igreja do Evangelho Quadrangular de Limeira celebra 51 anos de ministério sob pastoreio da família Cabral do Lago

Foi no ano de 1970 que o casal de pastores Cyro Pereira do Lago (in memorian) e Ozaide Cabral do Lago juntamente com o seu filho Ciro Cabral do Lago, chegaram a Limeira para assumir a Igreja do Evangelho Quadrangular, época localizada na rua Duque de Caxias, no centro da cidade.

Embora a receptividade não tenha sido a esperada pelo casal, aos poucos foram conquistando os corações de todos e, de lá para cá, muitos milagres e maravilhas começaram a acontecer por toda cidade e região e, não demorou muito, para que o Pr Cyro colocasse seu plano em ação: Construir um templo em cada bairro da cidade que se expandia.

Hoje nesses 51 anos de ministério a IEQ de Limeira conta com 42 templos; sendo eles três catedrais; a Catedral Ebenezer, Catedral da Graça e Catedral Emaus, a última localizada na Estância Rev. Cyro Pereira do Lago, Bairro dos Pires. O mesmo também foi idealizador da Fundação Educacional Cyro Pereira do Lago-FECYPEL e do Serviço Social da IEQ - SASIEQ.

Exercendo também o seu chamado e ao lado de seu marido, a pastora Ozaide cuidava dos atendimentos pessoais, dos Cultos Evangelísticos denominados de Tarde da Bênção, nas tarde das quartas-feiras e Noite dos Milagres, nos dias de quinta-feira, ações que contribuíam para o crescimento vertiginoso da obra. 

No ano de 2015 após o falecimento do pastor Cyro Lago, a pastora Ozaide passa a ser pastora titular da igreja e em Janeiro no ano de 2016, Ciro Cabral do Lago, filho do casal, assume junto ao Conselho Nacional de Diretores da IEQ a direção da obra em Limeira. Como pastor titular, Ciro, trazia para si a responsabilidade de somar a tudo quanto seus pais já haviam realizado; e nos anos que se seguiram não foi diferente, se tornou Reverendo; Superintende regional ; deu apoio à criação da Base Missionária do Rubi e fez de Limeira um circuito gospel conhecido, levando cantores e pastores  internacionalmente renomados no templo Ebenezer.

Investiu em tecnologia e criou a Rede Quadrangular de Comunicação – RQC de Limeira, possibilitando a transmissão dos cultos e de programas gospel, assim como o Podcast com o Pastor Ciro e convidados. As redes sociais da IEQ Limeira também não ficaram de fora desde crescimento, hoje seu canal oficial no YouTube conta com mais de 50.000 inscritos e 170.000 no Facebook e Instagram.

 

A pandemia e o desafio da igreja Híbrida

Com a Pandemia do COVID-19 os desafios para a igreja aumentaram. Os templos foram fechados e o povo permanecia em casa. Como prosseguir? Foi aí que todo investimento feito em tecnologia, conforme a visão do Pastor Ciro Cabral; justificou-se. Mesmo com as portas fechadas o Pastor Ciro e sua equipe transmitiram  praticamente, durante todos os períodos de restrições cultos de forma on-line; e criou-se assim a “Igreja on-line”.  Uma igreja virtual pronta para atendimento daqueles que a acessam. Com a flexibilização do Plano São Paulo e retorno gradativo das reuniões presenciais; o pastor Ciro investiu nos protocolos sanitários promovendo assim o retorno seguro dos fiéis aos templos.

Com a pandemia nascia então a igreja híbrida (presencial e on-line) a qual pode alcançar um maior número de pessoas, cumprindo-se a grande comissão do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Marcos 16:15

 

Culto de Ações de Graças

Na manhã de Santa Ceia do dia 08 de agosto, domingo, foi celebrado no templo da IEQ Catedral Ebenézer, um culto de ações de graças pelos 51 anos de ministério da família Cabral do Lago na cidade de Limeira. Pastores, corpo de diaconato, grupos missionários, obreiros credenciados e toda membresia se reuniram para louvar ao Senhor com muita alegria e gratidão.

O Ministério de Diaconato, de Jovens e de Hosts realizaram uma linda recepção na chegada da Pastora Ozaide. Os Ministérios de Louvor e de Dança também participaram dessa manhã gloriosa, abençoando a igreja.

Os pastores receberam os cumprimentos dos Deputados Jefferson Campos e Carlos César, do Presidente Estadual Reverendo Antônio Carlos Stefan, e de membros da família Cabral. Pastor Paulo Melo representando o Conselho de Diretores Local da igreja dirigiu uma oração aos pastores e em seguida Carolina Lago, prestou uma homenagem ao Dia dos Pais, ministrando a música “Deus de Promessas”. O Ministério de Comunicação da IEQ Limeira também não ficou de fora da celebração e preparou um vídeo interativo que animou a todos os presentes.

Na ocasião a Pastora Ozaide Cabral do Lago, relembrou de grandes momentos para do Ministério. “Deus nos abençoou tanto, era tanta gente chegando”, disse. E todas as vezes que a igreja tem o privilégio de ouvir a pastora Ozaide, a presença de Deus se faz presente.

O pastor Israel Salazar, ministrou a palavra do culto com base em Deuteronômio 34 e Josué 1. “Deus é um Deus geracional, não é um Deus que faz uma obra e conclui, mas que continua de geração em geração, até que a sua obra seja perpetuada”, afirmou. Após a palavra, o Pastor Ciro Lago, celebrou a Santa Ceia, relembrando o sacrifício de Jesus, a libertação do pecado e o livre acesso ao Senhor, que nos alcançou e resgatou. “Por meio da fé recebemos esse amor e essa graça maravilhosa”, destacou.

O culto foi encerrado com um momento especial de adoração, agradecendo pelos 51 anos de ministério, intercedendo pelos pedidos de oração enviados através da transmissão no YouTube e Facebook, e pela Campanha 40 dias de milagres.

Assista ao culto de celebração pelos 51 anos de ministério da família Cabral do Lago em Limeira que está disponível no canal da IEQ YouTube: Quadrangular Limeira 

Michelle Leal