Publicado em 11/08/2022

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IEQ Piedade realiza Treinamento de Inclusão: “Autismo na Igreja” com palestras e orientações voltadas para o acolhimento de crianças autistas no ministério infantil

“Entender, é a chave para amar e ajudar. Afinal de contas, lugar de autista é em todo lugar”. Essa frase foi dita por uma mãe de autista e é a mais pura verdade. Entender é, acima de tudo, fundamental. Pensando nisso, a Igreja do Evangelho Quadrangular Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana de Recife, promoveu no último sábado, dia 06 de agosto, o Treinamento de Inclusão: “Autismo na Igreja”, com palestras, dinâmicas e orientações sobre o tema.

O evento que aconteceu na Igreja da Criança - Quadrangular Kids, foi voltado para líderes e voluntários do Ministério Infantil da IEQ; pais, mães e familiares de crianças autistas e pessoas que desejam aprender mais sobre o assunto. O encontro que foi realizado de forma gratuita reuniu cerca de 120 pessoas do ministério Quadrangular e de outras denominações.

Os participantes puderam aprender mais sobre o universo autista e se aprimorar para receber com excelência as crianças autistas e suas famílias. O Treinamento foi ministrado pelo especialista em Psicomotricidade e fundador do Instituto do Autismo, Kadu Lins.  O educador físico com formação no Brasil e no exterior, trabalha com autismo há mais de 5 anos e desenvolve um trabalho direcionado para o desenvolvimento motor e social de crianças e adolescentes com autismo e orientação às famílias dessas crianças.

De acordo com Kadu o objetivo do encontro foi fazer com que os participantes entendessem o que é o autismo e como ele é causado, compreender os desafios que as famílias dessas crianças passam, como a igreja pode se adaptar para receber (estrutura física) e como os líderes e voluntários do ministério infantil podem se aprimorar para acolher da melhor forma, as crianças autistas e suas famílias, uma vez que, nenhuma criança é igual e cada uma possui características próprias que devem ser tratadas com muito carinho, respeito e sobretudo, amor.

Eles também foram desafiados a responder perguntas (mitos e verdades) sobre o transtorno do espectro autista (TEA) e crianças autistas e, quem errou, levou torta na cara. Um jeito descontraído e divertido de aprender sobre um assunto que é muito importante.

A ideia do treinamento foi da pastora Flavia Santos que está à frente do trabalho na Igreja da Criança. “O fato de não conhecer é que gera preconceito. Então, acho que esse tempo de se dedicar para aprender, vai ajudar, inclusive, os pais a entender como lidar com as suas crianças não apenas na igreja, mas, em todos os lugares”, disse.

Área Sensorial e inclusão

A pastora ainda contou que a Igreja Kids está desenvolvendo uma área sensorial voltada para receber as crianças com autismo onde elas poderão participar dos cultos e, ao mesmo tempo serem trabalhadas com técnicas de integração sensorial que podem facilitar a atenção e diminuir os efeitos negativos de suas sensibilidades sensoriais.

Ainda na oportunidade a pastora Flávia Santos recebeu das mãos do idealizador do Instituto do Autismo, uma placa em reconhecimento aos esforços da Igreja do Evangelho Quadrangular Piedade no trabalho de acolhimento das crianças autistas e suas famílias. “Quando o amar for verdadeiro o cuidar será natural, esse é o propósito; incluir a todos e receber todas as crianças, afinal, criança é criança”, concluiu a pastora.  A Rede Globo também esteve presente cobrindo o evento da IEQ Piedade. Confira as fotos do treinamento e a matéria sobre o Treinamento de Inclusão: “Autismo na Igreja”: 


https://g1.globo.com/pe/pernambuco/ne2/video/igreja-em-jaboatao-dos-guararapes-oferece-treinamento-sobre-criancas-autistas-10827452.ghtml


Michelle Leal