Publicado em 05/08/2016

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tocha passa pelo Cristo Redentor no último dia do revezamento no Rio


 A ex-atleta Isabel Salgado, do vôlei, ergue a tocha olímpica em frente ao Cristo Redentor

A tocha olímpica foi acesa às 7h desta sexta-feira (5), no Corcovado, pela ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado. Estavam presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta.

Depois de acender a tocha, a atleta deu uma volta no Cristo Redentor e tirou fotos com o cardeal e o prefeito. Do Corcovado, a tocha segue para o Palácio da Cidade.

Dom Orani foi o único que discursou. "Desejo que os Jogos sejam uma experiência de fraternidade e de paz e leve o progresso que esperamos para superar as dificuldades na construção de um país mais justo", disse.

Durante o discurso, o cardeal rezou um pai nosso. Antes de deixar o local, o prefeito pediu ao religioso que rezasse por ele. "Reza por mim hoje", afirmou. Paes saiu sem discursar.

TRAJETO
O revezamento da tocha se encerra nesta sexta-feira após passar pelos bairros da Urca e Botafogo. Isabel foi a primeira dos 190 condutores que percorrerão 30 quilômetros pela orla da zona sul, com paradas nos principais pontos turísticos da cidade antes de chegar ao Maracanã, onde ocorre a abertura dos jogos.

Entre os condutores desta sexta-feira estão a bailarina Ana Botafogo, o comediante Fabio Porchat, a triatleta Fernanda Keller, a estilista Lenny Niemeyer, o apresentador Luciano Huck, o ex-jogador de futebol Túlio Maravilha e Helô Pinheiro, a garota de Ipanema.

O revezamento está previsto para se encerrar às 13h30 no Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo. O último condutor será o cavaleiro Rodrigo Pessoa, ouro no hipismo nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

Nesta madrugada, a tocha encerrou o percurso no Leme, na zona sul, por volta da 1h.

No fim da noite desta quarta (4), um homem com camisa do SUS tentou apagar a chama com uma garrafa de guaraná.

Entre as pessoas que carregaram o símbolo olímpico no segundo dia de revezamento estavam Mário Jorge Lobo Zagallo, ex-técnico e ex-jogador da seleção brasileira e do Botafogo, e o surfista Rico de Souza, em cima de uma prancha.

http://www.folha.uol.com.br

LUISA BUSTAMANTE