Publicado em 17/12/2021

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coordenadoria Nacional Suficientes em Deus realiza primeiro Congresso de Inclusão e Acessibilidade da Igreja do Evangelho Quadrangular

Na data em que se celebra o dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 03 de dezembro, a Coordenadoria Nacional de Inclusão e Acessibilidade - Suficientes em Deus, da Igreja do Evangelho Quadrangular, realizou o seu primeiro e histórico Congresso Nacional de Inclusão e Acessibilidade no contexto eclesiástico. O evento que aconteceu na Terceira Igreja do Evangelho Quadrangular, na cidade de Curitiba, Paraná contou com um público presencial de mais de 150 pessoas com e sem deficiência, familiares, membros e lideres da igreja. O congresso ainda foi transmitido ao vivo no canal oficial da Igreja do Evangelho Quadrangular no YouTube (youtube.com/quadrangularoficial) para todo o Brasil.

Foi um encontro muito emocionante e cheio da presença de Deus. Durante a abertura do congresso o diácono e líder com deficiência da 3ª Igreja do Evangelho Quadrangular, de Curitiba, João Melo Júnior leu a passagem de  2 Coríntios 12:09 que diz: “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo”.  Em seguida o 1º pastor com paralisia cerebral da IEQ do Brasil, Bernard Larski trouxe uma palavra de boas vindas a todos que estavam acompanhando o congresso presencialmente e online. “Vocês são amados e separados pelo Senhor independente da sua deficiência ou limitação. O Senhor te ama, o Senhor te aceita e o Senhor te quer perto dele”, disse.

Ainda na abertura a Coordenadora Nacional do ministério, pastora Liriane Costa Luiz fez a audiodescrição do ambiente para as pessoas com deficiência visual. Os louvores da noite ficaram por conta da banda Suficiente em Deus  da 3ª IEQ  (Pastor Wellington e participantes com deficiência Julinho, Ronoel e Sabrina) e da Comunidade surda e intérpretes Brasil que interpretou em um lindo vídeo a cação “Ele Não Desiste de Você”, do cantor Marquinhos Gomes.

Muitos momentos marcaram este congresso, além das palavras de fé e apoio deixados pelos lideres nacionais e internacional da IEQ em vídeo e presencialmente houve também uma apresentação de coreografia da canção “Jesus é Suficiente” de Filipe Guimarães feita pelo Grupo Suficiente.

O pastor Fabiano Corrêa, da IEQ na cidade de Posse, São Paulo trouxe a primeira ministração da noite com o tema: ‘O surdo e a Inclusão Teológica na IEQ. Acessibilidade na casa do Senhor’. O pastor que é deficiente auditivo contou que a igreja foi fundamental no seu aprendizado da linguagem de Libras. O pregador ainda apresentou dados e falou da importância de levarmos em consideração a cultura surda, a linguagem de  Libras e a escrita (diferenças sintáticas, morfológicas e fonéticas). “Por isso a dificuldade em ler a bíblia nossa estrutura gramatical nos dificulta na compreensão total do texto, por isso precisamos da Libras”, ressaltou.

Ele também falou sobre a inclusão dos surdos e de pessoas com demais deficiência  nos ministérios da igreja (Levítico 19:14 e Romanos 10:14).“Que a gente possa participar e que a gente possa ajudar a vocês. O ministério com surdos na igreja tem o poder de mudar vidas”, afirmou.

Ainda no congresso a pastora Liriane, coordenadora nacional de inclusão e acessibilidade, compartilhou sua experiência à frente do ministério através da palavra ‘A pessoa com deficiência e o Reino de Deus: Inclusão social e teológica, na perspectiva dos Direitos Humanos’ (2 Coríntios 12:9).  Ela falou sobre a historia do ministério e como o Suficientes em Deus se tornou uma verdadeira família em todo o Brasil. “As pessoas com deficiência também precisam ter o seu nome escrito no livro da vida, se batizarem, conhecerem ao Senhor Jesus Cristo e ter um relacionamento com Ele, é por isso que nos levamos a palavra do Senhor através deste trabalho de inclusão e acessibilidade. Para que eles possam estar conosco como qualquer pessoa com ou sem deficiência e no direito que o Senhor nos deu de ir  vir, de poder conhecer a Ele, de poder ser chamados de filhos e de crescer transformando a sociedade em nome de Jesus”,  destacou.

Ao final de sua ministração a pastora apresentou um vídeo institucional da Coordenadoria mostrando as ações do Suficientes em Deus (Transporte, Acolhida, Lanche (cozinha), Socialização, Louvores, Fisioterapia, arteterapia, banheiros adaptados, piso adaptados, estrutura do nosso espaço, tecnologia, audiovisuais) e como elas podem ser implantadas nas igrejas locais ( Grupo Missionário de Inclusão e Acessibilidade).

Em seguida a deficiente visual Maria Izabele fez a leitura de um versículo da bíblia em braile. Foi um momento de testemunho. O pai da jovem contou com orgulho sobre a historia da filha que hoje é formada em contabilidade e tem total autonomia. Ele ainda destacou a importância da família para a pessoa com deficiência.  Na ocasião também foi apresentado um vídeo com uma mensagem de incentivo às ações da coordenadoria da Secretária Nacional da Família, Ângela Gandra Martins, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do Governo Federal.  

Antes de finalizar o congresso a pastora Liriane anunciou o lançamento do site oficial da coordenadoria Coordenadoria Nacional de Inclusão e Acessibilidade - Suficientes em Deus e ainda fez uma oração para todas as pessoas com deficiência presentes e que assistiram ao congresso pelo Youtube; foi um momento de quebrantamento onde o Espírito Santo de Deus se moveu de forma sobrenatural sobre a igreja.  Ao final do evento o Vice presidente do conselho global de operações da Igreja do Evangelho Quadrangular nos Estados Unidos, e integrante do conselho Global, Rev. Ted Vail deixou uma mensagem de encorajamento e agradecimento para a coordenadoria de acessibilidade e inclusão.

O objetivo do congresso assim como da coordenadoria de Inclusão e Acessibilidade é promover a inclusão social e teológica das pessoas com deficiência e a comunidade surda em nossas Igrejas do Evangelho Quadrangular no Brasil, através das ações litúrgicas feitas pelos mesmos e da propagação de conhecimento teórico e teológico sobre as pessoas com deficiência. Confira as fotos do congresso: 

Michelle Leal