Publicado em 02/02/2023

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Centro Indígena Missionário Quadrangular CIMQ realiza Imersão Indígena - 'Escolhidos' em Roraima

A igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil é uma Igreja grande e está presente em todos os cantos do país, trabalhado ativamente através dos missionários da SGM (Secretaria Geral de Missões) para compartilhar a mensagem do amor e da fé em Jesus Cristo. No mês de janeiro, dos dias 15 à 26, o Centro Indígena Missionário Quadrangular, CIMQ, recebeu a sexta edição do Imersão Indígena - “Escolhidos”. A atividade de 2023 faz parte dos trabalhos desenvolvidos no local, que está localizado no sítio Vale da Benção, onde encontra-se a sede do Centro Indígena Missionário, em Boa Vista, Roraima.

 

O CIMQ é o primeiro centro de treinamento missionário do país voltado para capacitação de indígenas em missões, dando ferramentas para que eles realizem a obra missionária entre suas próprias etnias. O CIMQ oferece treinamento teológico e missiológico específico para exercício do ministério entre os indígenas. O objetivo do Imersão é proporcionar aos cristãos uma experiência missionária transcultural entre os povos indígenas, promovendo assim um despertar para este campo missionário. 

 

O Imersão 2023



Participaram da edição deste ano sete imersos, sendo um indígena da fronteira com a Guiana Inglesa, cinco de São Paulo e um de Minas Gerais. Eles passaram por experiências únicas e transformadoras. Dos onze dias e imersão, quatro destes foram para preparação teórica, estudando sobre vivência cristã em contextos indígenas e ainda participaram de programações diferenciadas como um jantar especial de comidas típicas, gincana indígena (arco e flecha, aprender a acender o fogo, amarrar a rede, limpar peixe, etc). 

 

Eles também receberam aulas de cânticos indígenas, cine indígena e, ainda, realizaram o culto da fogueira (com direita a dança cultural indígena chamada Parixára), que foi aberto aos irmãos das igrejas de Roraima. Todos esses momentos foram conduzidos pela atual diretora da Base CIMQ Miss. Marjorie Esbell Gomes e uma equipe de oito obreiros, sendo quatro da própria base CIMQ, três Roraima e um de São Paulo. 

 

As palestras teóricas foram ministradas pelos pastores Marjorie Esbell Gomes (Atual diretora do CIMQ- indígena Macuxi), Pr. Myzael Esbell Gomes (obreiro em tempo integral do CIMQ- Indígena Wapichana), Pr. Paulo Sérgio da Silva Lima (obreiro em tempo integral do CIMQ- indígena Macuxi), Pra. Camila Ribeiro de Oliveira (obreira em tempo integral do CIMQ- Paulista), Miss. Abisay González Chouriu (obreira em tempo integral do CIMQ - indígena venezuelana) e Pra. Gilza Carvalho (pastora titular da IEQ e Coordenadora das Coordenadorias do Estado de Roraima). O culto da fogueira foi direcionado pela Pra. Joyce Peixoto (Pastora titular indígena da etnia Macuxi. Pastoreia a IEQ na comunidade Indígena Darôra em Roraima). A Supervisora Estadual da IEQ em Roraima, Revma. Edna Macedo ministrou aos presentes na formatura dos missionários.

 

Os sete dias subsequentes da imersão foram dedicados a parte prática, realizada em uma comunidade indígena local. Lá, foram desenvolvidos evangelismo pessoal, visitas nos lares, cultos, auxílio na construção da latrina da igreja, limpeza da comunidade, bazar social, tarde evangelística com crianças, Cine Evangelístico, futebol evangelístico, culto simultâneo (para homens, mulheres, jovens e adolescentes; crianças e juniores), aconselhamento para os pastores da igreja local e outras pessoas. Os trabalhos práticos foram desenvolvidos na Comunidade Indígena Ilha, que é composta pelas etnias Macuxi e Wapichana.

 

Para a realização do Imersão Indígena foram utilizados os seguintes materiais da SGM: Coisas de Mulher; Rede; GP Kids; e o material de Sementinha Kaxinawá. Neste tempo foram alcançadas aproximadamente 160 pessoas, sendo 70 adultos e 90 crianças e juniores. Deus realizou grandes coisas tanto na vida dos imersos, como em cada indígena da comunidade onde o trabalho foi desenvolvido.

 

Dados IBGE

 

De acordo com o último Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no país, em 2010, foram contados no Brasil 896,9 mil indígenas, com 305 etnias e 274 línguas indígenas. E se você tem interesse em cursar o CIMQ acesse o site da SGM Brasil para mais informações. Confira as fotos do Imersão Indígena - “Escolhidos”.

Michelle Leal