Publicado em 15/05/2023

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Maio Laranja: Ministério Quadrangular de Ipatinga promove caminhada pelo combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e mobiliza a comunidade

O mês de maio é conhecido como Maio Laranja devido à Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa iniciativa busca fortalecer as ações de combate e conscientização sobre esse grave problema. Nesse sentido, foi realizado, no sábado, dia 14, uma caminhada pelo combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Participaram da ação crianças, juniores, adolescentes, pais, líderes da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) e comunidade em geral e aconteceu no Parque Ipanema, em Ipatinga, no Distrito Vale do Aço e Caratinga (MG). A mobilização foi promovida pela Igreja do Evangelho Quadrangular de Ipatinga por meio do Grupo Missionário de Crianças e Juniores (GMCJ).

Estiveram à frente do evento a pastora Marcia Perozini, o Pr. Fernando Castro e a tia Neusinha, Coordenadora Distrital de Crianças e Juniores. A iniciativa ainda contou com o apoio da Casa da Provisão, da Rádio Renascer 101,5 FM e Polícia Militar. Participaram da caminhada cerca de mil pessoas, incluindo crianças, adolescentes, líderes, pais e membros da IEQ e da comunidade. A Pra. Marcia Perozini, Coordenadora Distrital das IEQs do Vale do Aço e Caratinga, afirmou que ainda para este mês, diversas ações serão realizadas no Distrito para combater a violência sexual infantil.

O grupo percorreu o Parque Ipanema, encerrando a caminhada no Galpão Principal. Durante o percurso, os participantes carregavam cartazes com informações sobre como denunciar casos de violência sexual contra crianças. Vale ressaltar que o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil será celebrado na próxima quarta-feira, dia 18 de maio.

Uma Igreja empenhada

A Pastora Marcia Perozini enfatizou a importância da caminhada e reafirmou o empenho no trabalho contra violência sexual contra as crianças e adolescentes. “Nossas igrejas realizam periodicamente ações contra a exploração de nossas crianças e adolescentes e no mês de maio intensificamos estas ações juntamente com a campanha maio Laranja, precisamos alertar à população sobre a prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. E o nosso objetivo principal como igreja e cidadãos é o de proteger e cuidar de nossas crianças e adolescentes, além de conscientizar aos adultos que abuso sexual infantil é crime”, disse.

Outras ações estão sendo realizadas em todo o estado de Minas Gerais é o que destaca os Coordenadores Estaduais de Crianças e Juniores Pr. Luis Netto e Pra. Monica Netto. Conforme os coordenadores líderes regionais e locais do ministério infantil estão se mobilizando para discutir a importância dessa causa. Pr. Fernando Castro também ressaltou o trabalho continuo da igreja pela causa. “O combate à exploração sexual de crianças e adolescentes já é um trabalho contínuo de nossas igrejas, além de ser responsabilidade de todos nós. Temos que garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes a seguir o ciclo natural da vida em todas as suas etapas, garantindo a formação de cidadãos sem sequelas de atos de bandidos que tentam interromper esse ciclo”, afirmou.

É importante ressaltar que qualquer suspeita de abuso pode ser denunciada. O Disque 100 é responsável por receber, analisar e encaminhar denúncias de violações dos direitos humanos relacionadas aos seguintes grupos e temas: crianças e adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência. Confira as fotos.

Michelle Leal