Publicado em 19/07/2024

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Escola Capacitação e Discipulado Indígena (ECDI) realiza prático na aldeia Tarame com foco na evangelização dos indígenas da etnia Macuxi

De 3 a 15 de julho, a Aldeia Tarame, localizada na região Raposa Serra do Sol, em Normandia, Roraima, recebeu o Prático da Escola Capacitação e Discipulado Indígena (ECDI). Com o tema "Até que Ele venha" (Mateus 24:14), o evento teve como objetivo principal a evangelização dos indígenas da etnia Macuxi. Participaram do prático 14 pessoas, alunos e missionários dedicados e dezenas de indígenas que foram alcançados pelo amor de Deus. 

O pratico foi coordenado pela obreira indígena Marjore Esbell, abaixo da direção dos missionários e Giovanni e Ana Paula Delfino, diretores do Centro Indígena Missionário Quadrangular (CIMQ) e aconteceu sob o direcionamento e apoio da Secretaria Geral de Missões - SGM Brasil, com liderança da Secretária Nacional de Missões, Pra. Ana Paula Vasconcellos. O evento se destacou pela diversidade de atividades e momentos espirituais significativos. Foram 11 dias intensos servindo a comunidade e compartilhando do amor de Deus através do trabalho comunitário, visitas nos lares, cultos, TEC’s, batismos, apresentação de crianças e a Santa Ceia. Cumprindo o IDE alcançando os indígenas da etnia Macuxi.

Durante os dias de prático, conduziram as ministrações seis alunos, dois filhos de alunos e seis obreiros, todos do ministério Quadrangular. Ao todo foram 11 pregações focadas em temas como a Paternidade de Deus, Salvação e Graça, proporcionando aos participantes uma profunda imersão nos ensinamentos bíblicos e no amor de Deus.

Ministrações da Palavra de Deus

Durante o prático da ECDI, os participantes tiveram a oportunidade de aprender, refletir, e receber mais do amor e da graça de Deus, através das pregações ministradas por alunos e líderes. O pastor indígena, Myzael Esbell Gomes, abordou o tema: "Quem Deus é" com base em Gênesis 1:1. Os alunos e missionários do pratico também ministraram palavras poderosas: O Adonias, falou sobre "Orgulho e Humildade" usando Efésios 4:2. Joeliton ministrou a cerca da Santa Ceia, "Examinem-se e participem" com base em 1 Coríntios 11:23-29 e também sobre "Não basta ver Jesus de longe, é preciso levá-lo para dentro da casa" com Lucas 19:1-10.

Victor ministrou sobre a "Ascensão de Jesus" com base em Atos 1:9 e também sobre o tema "Guardo a tua Palavra no meu coração" em Salmos 119:10-11. Já a aluna Célia falou sobre  o "Batismo no Espírito Santo" baseado em Atos 2:2-4 e a aluna Sandra sobre "Jesus Cristo Salva" com João 1:29. Paula, também aluna do prático ministrou sobre "Os Dois Alicerces" com Mateus 7:24. O missionário indígena Mauricio Pataxó abordou o tema: "Nosso coração queimava quando ele nos falava na estrada" usando a passagem de Lucas 24:13-33. E o Pr. Giovanni Delfino ministrou a mensagem "Um Evangelho Vivo" baseado na passagem de 1 João 3:1-3.

Além das pregações, os alunos e obreiros também ficaram responsáveis por conduzir os momentos de louvor e adoração. As atividades culturais ainda foram enriquecidas com apresentações de dança e teatro, que envolveram e emocionaram a comunidade indígena presente.

Entre os momentos mais marcantes do evento, destacam-se os batismos, as apresentações de crianças, a Santa Ceia, as conversões e as reconciliações, que evidenciaram o impacto profundo das atividades na vida dos participantes.

O Prático da ECDI não apenas proporcionou um espaço de evangelização, mas também de capacitação e discipulado, promovendo uma integração significativa entre a fé cristã e a cultura indígena Macuxi por meio do envolvimento direto, criando uma atmosfera de união e aprendizado mútuo.

Com um enfoque na evangelização e no discipulado, o evento representou uma oportunidade única para fortalecer a comunidade indígena na fé cristã. Os Missionários Giovanni e Ana Paula, ao lado de seus dedicados colaboradores, rendem graças ao Senhor pelo o sucesso do Prático da ECDI, reafirmando o compromisso de continuar a missão de cumprir o IDE de Jesus até que Ele venha. Confira as fotos. 

Michelle Oliveira