Publicado em 10/10/2024

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ENTREVISTA: Cantor Jota Ramalho fala ao Portal Quadrangular sobre o lançamento do seu novo Single “General”, mudança para BH e ministério

No início de outubro, o pastor, cantor e compositor Jota Ramalho, da Igreja do Evangelho Quadrangular, lançou sua nova canção, "General". Natural de Ipatinga, Minas Gerais, Jota é casado com Susi e pai de Benjamim, além de ter sido vocalista do renomado grupo Diante do Trono. Seu novo single busca reacender o fervor nos corações dos cristãos, convidando-os a se alistarem como soldados do grande exército celestial. Com um som moderno e ousado, "General" destaca o Senhor dos Exércitos como um poderoso comandante, e a adoração como a principal arma espiritual desse exército. Em entrevista ao Portal Quadrangular, Jota Ramalho compartilhou mais detalhes sobre o projeto e as novidades de seu ministério.


Portal Quadrangular: Seu último álbum foi um projeto intimista de MPB gravado ao vivo na IEQ Pampulha, em Belo Horizonte. Essa nova canção segue o mesmo estilo?


Jota Ramalho: Não, eu decidi apostar numa batida R&B moderna e jovial. A canção tem evoluções vocais e acordes com dissonâncias, inspirados no jazz, blues e soul. Isso traz um ar cosmopolita à música, fugindo um pouco do padrão comum nas igrejas.


Portal Quadrangular: Com o predomínio do estilo worship e pentecostal, há o temor de que essa canção não seja bem aceita pelo público cristão?


Jota Ramalho: Acredito que há espaço para todos os estilos dentro do mercado cristão. Entendo também que se privar de fazer algo que está em nossos corações e que, de certa forma, expressa nossa verdade artística é o mesmo que se render a uma mentira. Já gravei worship, pentecostal, MPB e até dance music, me esforçando para não perder minha identidade, mas confesso que a black music e o R&B ainda são meus estilos predominantes.


Portal Quadrangular: A proposta de escrever apenas canções cristocêntricas continua?


Jota Ramalho: Com certeza. Até porque não se trata apenas de uma proposta, mas de um voto que fiz ao Senhor Jesus: nunca mais compor canções que não fossem para a propagação do Seu Evangelho. Como pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, essa visão está alinhada com as doutrinas da nossa igreja. Tudo é sobre Cristo Jesus. Ele salva. Ele cura. Ele batiza. E Ele voltará.


Portal Quadrangular: Quem foi o produtor musical que conseguiu captar seu estilo e timbres de forma tão precisa?


Jota Ramalho: Tive a graça de ser apresentado a um dos músicos mais incríveis e talentosos que já conheci. Meu grande amigo, Pastor Eliézer D'Ávila, me apresentou ao maestro e multi-instrumentista Alexandre Felippe, de São Paulo, que não apenas captou a essência do projeto, mas superou todas as minhas expectativas. O resultado ficou incrível! A finalização de áudio, mixagem e masterização ficaram por conta do meu amigo paraense, Rodrigo Santos, que assinou essa etapa com maestria, como sempre.


Portal Quadrangular: Por que você escolheu usar inteligência artificial no videoclipe?


Jota Ramalho: Decidi apostar na modernidade de forma integral. O tema da IA é uma constante entre aqueles que entendem de tecnologia de ponta. Além disso, diminuir o uso da minha imagem e focar no contexto da letra da canção desvia a atenção de mim e a direciona para Cristo, que é meu verdadeiro objetivo. Claro que o custo-benefício também influenciou na decisão por um clipe animado virtualmente. Um vídeo com cenários, banda, figurino, iluminação e edição tem um custo muito mais alto do que um vídeo gerado por IA.


Portal Quadrangular: A canção "General" foi lançada por alguma gravadora ou selo musical, ou ainda é um trabalho independente?


Jota Ramalho: Nosso coração ainda anseia por ter o apoio e a cobertura de uma gravadora ou de um selo musical relevante, ou até mesmo de um empresário que aposte no nosso chamado. Porém, estamos orando para que isso aconteça. Enquanto isso, a ONErpm continua distribuindo nossas canções, mas toda a produção e o impulsionamento ficam por nossa conta. E, claro, contamos com a propagação e o compartilhamento do nosso trabalho pelas pessoas que nos cercam: família, amigos, intercessores e nossa igreja.


Portal Quadrangular: Falando em igreja, você e sua família não estão mais no Vale do Aço. Agora vocês moram em Belo Horizonte. Como tem sido essa transição? Onde estão congregando atualmente?


Jota Ramalho: Sim, estamos em Belo Horizonte há dois anos. Tivemos um tempo precioso com os irmãos da IEQ Pampulha, onde gravamos nosso último álbum. No entanto, há seis meses nos unimos aos irmãos da IEQ São Joaquim, onde fomos recebidos com muito amor e carinho. Louvamos a Deus pela honra de estarmos sob o cuidado e o pastoreio de um casal tão gracioso como os pastores Stefano e Liliene Aguiar. Estamos vivendo dias de céu na terra naquela casa.


Portal Quadrangular: As agendas de ministração continuam pelo Brasil?


Jota Ramalho: Graças ao bom Deus, temos viajado bastante e visto o nome do Senhor ser exaltado em cada lugar por onde passamos.


Portal Quadrangular: Qual o canal para entrar em contato sobre sua agenda de ministrações, ou até mesmo para apoiar ou abençoar o seu ministério?


Jota Ramalho: Estamos à disposição pelo WhatsApp, no número (31) 97209-3465, ou pelas redes sociais. Nossa equipe estará pronta para alinhar e esclarecer todos os detalhes sobre o nosso ministério.


O single "General", do cantor Jota Ramalho, está disponível nas principais plataformas digitais e também no seu canal oficial do YouTube. Seu lançamento é uma combinação poderosa de tradição e inovação, unindo a modernidade do R&B com a mensagem eterna do Evangelho. Não percam a oportunidade de ouvir e assistir a essa canção que promete tocar os corações e impactar vidas.

Ouça: https://onerpm.link/general

Assista: YouTube

Michelle Oliveira