Publicado em 19/11/2024

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

49ª Convenção Estadual de Pastores de Santa Catarina reúne mais de 1700 pessoas no Centreventos Marejada em Itajaí para três dias de evento

Entre os dias 8 e 10 de novembro, a cidade de Itajaí tornou-se palco de um dos maiores eventos cristãos do estado: a 49ª Convenção Estadual de Pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) de Santa Catarina. Realizada no Centreventos Marejada, a convenção teve como anfitrião, o Reverendo Narcizo Parisotto, Presidente do CED-SC e reuniu mais de 1.700 convencionais, além de cerca de 300 crianças no Espaço Kids e mais de 500 jovens e adolescentes que estiveram presentes no Espaço GFQ (Geração Forte Quadrangular).

Com o tema "Venha o Teu Reino", o evento contou com pregações, momentos administrativos, atrações culturais e a tão aguardada cerimônia de consagração dos postulantes, que emocionou a todos os presentes no local.  A abertura da convenção foi realizada pelo pastor Jair Miotto, 2º Vice-presidente do CED-SC, Secretário de Administração e Finanças, Coordenador das Coordenadorias do estado, Superintendente da Região 638 – Florianópolis Continente e Deputado Estadual. Ele ainda dirigiu o momento administrativo e ministrou no domingo pela manhã.  

Momentos de louvor e adoração

Os momentos de louvor, adoração foram conduzidos pelos talentos da IEQ do estado ao longo do evento. Na sexta-feira, no sábado à noite e no domingo pela manhã, durante o segundo período, a Banda e o Coral COMMEQ (Coordenadoria Estadual de Música e Artes) de Santa Catarina, com integrantes de diversas regiões do estado, fizeram apresentações inspiradoras. Na manhã de sábado, no primeiro período, o Ministério de Louvor da COMMEQ - São Miguel do Oeste representou o extremo oeste de Santa Catarina.

Ainda no sábado pela manhã, no segundo período, a dupla Dom Real e Banda, de Porto Belo, trouxe louvores no estilo gauchesco, alegrando os presentes. No domingo pela manhã, no primeiro período, o Ministério de Adoração da IEQ Sede Blumenau liderou momentos de adoração com excelência. Já no segundo período, o Pastor Ademar de Gois, da dupla Herdeiros da Unção, emocionou a todos ao cantar o clássico “Porque Ele Vive” no estilo country, acompanhado da Banda e do Coral COMMEQ Santa Catarina, durante o momento especial da Santa Ceia do ministério. Todas essas ministrações foram realizadas sob a liderança do pastor Tiago da Luz, coordenador estadual da COMMEQ Santa Catarina.

Novidade na cobertura

Neste ano, a convenção contou com uma cobertura digital ampliada, incluindo transmissões ao vivo pelo canal oficial da igreja no YouTube @quadrangularcedsc, o que expandiu consideravelmente o alcance do evento. Inspirada na Convenção Nacional, uma novidade foi a realização de pré-lives e entradas ao vivo ao longo da programação. Esses momentos, repletos de informação e interação, foram conduzidos pela pastora e jornalista Elis Amorim, com o apoio da equipe de comunicação liderada pelos pastores Valdir Zortéia e Tiago da Luz.

Ministrações poderosas

Durante a convenção, diversos pastores compartilharam mensagens poderosas, trazendo ensinamentos e edificação para os pastores presentes. Na sexta-feira à noite, o Pastor Carlos Pereira, supervisor no Norte de Minas Gerais, Controladoria CED MG e membro do CND, pregou sobre o chamado e o verdadeiro tesouro que é o Reino de Deus. Ele enfatizou a importância de não duvidarmos do chamado divino, afirmando que fomos vocacionados para o ministério e que, embora paguemos um preço por isso, vale a pena. "A nossa maior riqueza não está aqui, está lá no alto", disse, destacando que "verdadeiramente Deus é bom para com os limpos de coração", conforme Salmos 73:1-17.

No sábado pela manhã, três pastores de referência compartilharam palavras de sabedoria. O Pastor Leodoro da Silva, superintendente da Região 624 – Joinville 1, falou sobre o cuidado das ovelhas do Senhor, compartilhando seu testemunho pessoal de cura de câncer e refletindo sobre Salmos 40:17. O Pastor Natércio Tomaz, 1º tesoureiro do CED-SC e superintendente da Região 640 – Palhoça, destacou a importância de florescer e frutificar onde Deus nos planta, enfatizando que devemos estar sempre preparados, pois o Senhor pode nos chamar a qualquer momento, baseando-se em Apocalipse 22:1. O Pastor Jair Alexandre, 3º vice-presidente do CED-SC e superintendente da Região 669 – Criciúma, falou sobre os três desapegos necessários para um bom mordomo: desapego das coisas materiais, desapego físico e desapego sentimental, com base em Lucas 9:56-62.

Ainda no sábado pela manhã, o Reverendo Luiz Antônio, presidente do CED de Sergipe e 2º vice-presidente do CND, pregou com muita sabedoria, falando acerca  da importância de valorizar as lutas que Deus nos entrega, pois elas formam dons em nós. Ele também destacou a necessidade de manter as conquistas que já obtivemos, citando João 6:12 e 6:39, e enfatizou que "Deus não é Deus de desperdício". Ao final, trouxe uma palavra de ânimo, representando o pastor Mário de Oliveira e o CND, e citou os pastores Parisotto e Jair Miotto.

Na noite de sábado durante o momento de homenagens e testemunhos, o Pastor Narcizo Parisotto, presidente do CED SC, passou a palavra para sua filha, que fez uma homenagem especial para o pai. Em seguida, ele trouxe uma palavra de encorajamento, afirmando que já fizemos muito, mas podemos fazer ainda mais, e orou por cura divina. A Pastora Noely Parisotto, secretária de Ação Social da IEQ SC, também compartilhou seu testemunho e agradeceu a Deus por Suas bênçãos.

Já no domingo pela manhã, o Pastor Jair Miotto, ministrou sobre "Entendendo os sinais dos tempos", com base em Mateus 16:2-3 e Lucas 12:54-56. Ele abordou o tema da escatologia, ressaltando a nossa bendita esperança na volta de Jesus, e fez um alerta para que a igreja esteja atenta, preparada e desperta, anunciando o evangelho até a volta do Senhor.

Teatro e Dança

A Cia de Artes Elyon, da IEQ Sede de São Bento do Sul, liderada por Jhulian Fillip Balduíno, foi um grande destaque da convenção. Na sexta-feira, a companhia, juntamente com os integrantes da COMMEQ Santa Catarina, apresentou o espetáculo “Atos 29: A Igreja não pode parar!”, que retratou a trajetória da Igreja desde os tempos de Atos, passando pela Reforma, John Wesley, Aimee Semple McPherson e outros momentos marcantes, abordando as dificuldades, perseguições e adversidades enfrentadas pelos cristãos ao longo da história.

O espetáculo destacou a continuidade da missão da Igreja, afirmando que, apesar dos novos tempos e desafios, a Igreja deve manter-se firme na fé em Jesus, inspirada no primeiro amor e na união de pastores, líderes e igrejas. No domingo, foi apresentada uma peça que narrou a história do casamento de Emanuel e Janine, simbolizando o amadurecimento da Igreja, com a mensagem de que Jesus só se casará com uma igreja madura e limpa, edificada no amor e fortalecida nos ensinamentos dos cinco ministérios.

A dança também teve grande presença, com 80 dançarinos de toda Santa Catarina, liderados por Lorena Duarte, líder de dança da COMMEQ estadual e nacional. Os bailarinos participaram de diversos momentos da convenção, incluindo a abertura do GFQ, apresentações de dança espontânea e profética nos dois espaços da convenção, além de participações especiais, como nas entradas das coordenadorias representando a COMMEQ Santa Catarina e no espetáculo de sexta-feira à noite.

A 49ª Convenção Estadual de Santa Catarina foi marcada por diversos momentos emocionantes. Um dos destaques foi a Santa Ceia servida para todos os convencionais e a entrada das Secretarias e Coordenadorias Estaduais, que contou com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. Durante o momento de cidadania, os convencionais se uniram em oração pelas autoridades, pelo estado e pelo Brasil.

Espaço Kids e GFQ

O evento contou com dois espaços dedicados ao público infantil e jovem. O Espaço Kids foi ampliado para receber aproximadamente 300 crianças, com atividades lúdicas, recreativas e cultos em salas divididas por faixa etária. Uma novidade foi a sala da calma, que ofereceu apoio a crianças com necessidades especiais. Além disso, as crianças puderam se deliciar com algodão doce e pipoca. Neste ano o espaço Kids ainda contou com uma equipe de voluntários que se desloca do estado todo com muito amor e carinho para cuidar e ministrar sobre as crianças e uma psicopedagoga para auxiliar as famílias.

O louvor do Espaço Kids ficou por conta da banda formada pelos adolescentes Fipas. Eles ainda contaram com a participação especial da equipe do MUC – Missões Urbanas com Crianças, que apresentou o teatro Venha o Teu Reino. Esse lindo trabalho direcionado aos pequeninos durante a convenção estadual foi liderado pela pastora Mariela Iana Fabris Moraes, Coordenadora Estadual de Crianças e Juniores.

Já o Espaço GFQ foi inspirado nas Convenções Nacionais e teve uma programação exclusiva para jovens e adolescentes. Com 507 inscritos, o evento ocorreu no auditório do Marejada e contou com ministrações de coordenadores regionais, além dos coordenadores estaduais de Jovens, Adolescentes e Fipas, Pastores Dejair Figueiredo e Sérgio Motta. A participação da COMMEQ do Estado também foi marcante, com ministrações de música, dança e mensagem. Foram dis poderosos onde Deus se fez presente de maneira maravilhosa, tocando vidas, curando, restaurando e levantando uma geração com propósito e paixão.

Consagração

A consagração e apresentação dos postulantes de 2024, sempre é o momento mais aguardado da Convenção. Os líderes da IEQ do estado oraram, ungiram e impuseram as mãos sobre pastores que mudaram de categoria e aqueles que ingressaram como novos membros do corpo pastoral da IEQ. Ao todo, foram consagrados 39 ministros. Trinta e cinco aspirantes e 182 obreiros apresentados ao ministério, todos eles credenciados e aptos para integrar o corpo pastoral da Igreja do Evangelho Quadrangular.  Confira as fotos da 49ª Convenção Estadual da IEQ Santa Catarina e seja abençoado. 

Michelle Oliveira