Publicado em 01/10/2025
“A nossa igreja é, e sempre será, uma igreja missionária”: SGM completa 30 anos e reúne mais de 300 líderes em dois dias de celebração na IEQ Olavo Bilac, em São Paulo
“Avante, pois, e sem parar, o Evangelho anunciai”. O trecho do hino escrito pela “irmã Aimée”, ou Aimée Semple McPherson, fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular, não é apenas uma frase cantada há gerações, mas um chamado que traduz a identidade missionária da denominação. Foi esse espírito evangelístico que levou a Quadrangular a crescer ao redor do mundo com as cruzadas de evangelização — e que também impulsionou, no Brasil, sua expansão por meio da Cruzada Nacional de Evangelização.
Com o mesmo coração e propósito, a SGM Brasil (Secretaria Geral de Missões) chega aos seus 30 anos de atuação, celebrando uma história marcada por ações sociais, capacitação e pelo derramar da graça de Deus. Para comemorar essa trajetória, uma grande festa de gratidão reuniu líderes nos dias 26 e 27 de setembro, na sede nacional da IEQ, em São Paulo (SP).
Sob a liderança da Secretária Geral de Missões, pastora Paula Vasconcellos, a celebração teve como objetivo comemorar as três décadas da agência missionária da IEQ, reviver memórias, lançar o teaser do documentário em produção e proporcionar um tempo de comunhão e alegria.
Programação especial
As comemorações tiveram início na sexta-feira (26), às 17h, com um encontro especial que reuniu secretários estaduais de missões, além de alguns missionários e convidados. Entre os presentes estavam os pastores: Pr. Davi Rodrigues, Secretário-Geral de Administração e Finanças; Rev. Guaracy Silveira, Secretário Nacional de Patrimônio e Supervisor da IEQ-TO; Rev. Antônio Carlos Stefan, Presidente do CED-SP; e Rev. David Gimenez, Presidente da IEQ no Paraguai. O encontro foi marcado por momentos de direcionamento, oração e comunhão, seguido de um jantar especial.
Já no sábado (27), a programação começou às 8h30 e se estendeu até às 20h30, reunindo mais de 300 pessoas entre secretários estaduais de missões, diretores distritais, regionais e locais, além de autoridades eclesiásticas da IEQ no Brasil e convidados. Os momentos de louvor, adoração e rendição a Deus do dia, foram conduzidos pelos ministros: Miriã Martini, Lucas Abreu e Kátia Oliveira, acompanhados pela banda da IEQ Olavo Bilac. Houve também apresentações de dança e teatro que impactaram os presentes.
Ainda na ocasião foram realizadas três oficinas de capacitação: Missões Urbanas, com o Pr. Petrus Silva (SEM-MG); Missões Transculturais, com o Rev. David Gimenez (Presidente da IEQ no Paraguai); e Líderes em Missões, com o Pr. Júlio Silva (Diretor Geral do CTMQ-PR). Com uma programação diversificada, o evento também contou com momentos de intercessão missionária, busca pelo Espírito Santo, ministrações e o Painel Missionário das Nações.
Ministrações
Entre os preletores do dia, estiveram o Rev. Paulo Guilherme Fernandes (Presidente CED-MA), que ministrou sobre o encontro de Jesus com a mulher samaritana; o Pr. Marcos Soares (Secretário Estadual de Missões de SP e Coordenador Estadual de Células), que ministrou sobre a importância de um despertamento para vivermos nossa identidade missionária no dia a dia, ressaltando que, fora das igrejas, somos chamados a ser sal e luz em todos os lugares. O pastor reforçou ainda que a Igreja carrega em si um chamado para fora, para impactar o mundo. O Pr. Joaquim Cantagalli (membro do Conselho Nacional – CND), também prestigiou a celebração ministrando uma palavra inspiradora sobre ‘Obadias o Servo’. Sua pregação trouxe um poderoso despertamento, ressaltando o chamado de Deus para cada um dos presentes.
Noite profética
À noite, o culto festivo, transmitido ao vivo pelo canal Quadrangular Oficial no YouTube, reuniu todos em um ambiente de gratidão e consagração. Entre os destaques, o ato profético de envio, quando malas e passaportes foram apresentados em oração, simbolizando a expansão e o avanço da obra missionária. Foi tremendo.
A celebração também incluiu homenagens àqueles que contribuíram para os 30 anos da SGM, ressaltando a importância do trabalho conjunto. “A SGM não trabalha sozinha ou com uma equipe de escritório. Somos uma equipe multidisciplinar que atua em vários segmentos e que tiveram relevância para o impacto que a SGM, ao longo dos seus 30 anos, tem feito em todo o Brasil e em todos os continentes”, destacou Secretária Geral de Missões, Pra. Paula Vasconcellos, durante a celebração.
A líder também reforçou a identidade missionária da igreja e declarou profeticamente que uma nova história missionária está sendo escrita, e que muitos outros anos de frutificação o Senhor já tem preparado para a Igreja do Evangelho Quadrangular. “A nossa igreja é, e sempre será, uma igreja missionária!”, afirmou, reforçando que o legado da SGM continua sendo marcado pela comunhão, fé e pela missão de alcançar vidas em todas as nações.
Foi um dia marcado por gratidão, alegria, pela presença manifesta de Deus e por palavras proféticas que fortaleceram a fé e a visão missionária. Também foi um tempo de treinamento, uma das prioridades da Secretaria, reforçando a importância de capacitar seus líderes e missionários para o avanço da obra. A celebração foi encerrada com a convicção de que a missão continua: avante, e sem parar! “Gratidão aos pastores Mário de Oliveira e Bianca de Oliveira que nos confiaram essa missão”, finalizou a pastora Paula Vasconcellos. Confira as fotos e seja inspirado.